Entrevista

 
   

Nesta entrevista , o  Secretário-Geral  da AMB e membro da Comissão Nacional de Acreditação, Aldemir Humberto Soares, explica os principais aspectos do processo para a obtenção do Certificado de Atualização Profissional


Do que se trata a Comissão Nacional de Acreditação (CNA)? 


Aldemir - Institui o Certificado de Atualização Profissional para os portadores dos Títulos de Especialista e Certificados de Área de Atuação. Sua função principal é elaborar normas e regulamentos para este fim, além de coordenar a emissão dos certificados. Seu principal objetivo é fazer com que o médico se atualize, reciclando-se profissionalmente, por meio de cursos, simpósios, congressos, etc. Entendemos que esta não é a única maneira de preparar melhor o médico, porém integra um conjunto de medidas que podem suprir uma adequada formação profissional. Também devemos ressaltar que o profissional melhor capacitado é garantia de assistência de qualidade à população.


Como esse processo irá mudar a rotina do médico? 


Aldemir - O profissional será mais valorizado a partir do momento em que obtiver o Certificado de Atualização Profissional. Para isso, não precisa alterar drasticamente sua rotina. Só para exemplificar, se o médico comparecer em pelo menos um congresso de sua especialidade anualmente ou apenas a eventos regionais promovidos pela Associação de Especialidade, conseguirá somar todos os pontos necessários ao final de cinco anos.


Qual será o procedimento para comprovação das atividades que somarão créditos? 


Aldemir - A CNA pretende criar mecanismos pelos quais os promotores dos eventos encaminhem, ao final, a listagem dos participantes. Temos em nosso site local específico para que o médico acompanhe a evolução de sua pontuação e possa comprovar periodicamente os não informados. A comprovação poderá ser feita a qualquer momento, antes de se completar o período de cinco anos. As atividades não recebidas diretamente dos promotores poderão ser encaminhadas por meio de cópias como forma de comprovante.


Quais são as normas para os cursos à distância? 


Aldemir - A CNA irá regulamentar o funcionamento de todos os modelos de cursos à distância por ciclo (internet ou impressos), levando em consideração para isso a programação e o tempo de duração. A princípio, cada hora/aula somará meio crédito, mas a pontuação será concedida apenas a cursos que tenham avaliação de desempenho.


Qual é a importância da internet para a formação do médico e no processo de atualização profissional? 


Aldemir - Não temos, até o momento, uma avaliação completa e adequada sobre a utilização da internet na formação do médico. As próprias características da medicina dificultam a aprendizagem completa por via indireta. Por outro lado, entendemos que a atualização poderá ser contemplada por esta forma. A Comissão entende que cursos à distância (on-line ou impressos) são ferramentas importantes para atingir os médicos brasileiros nos locais mais distantes, e com baixo custo.


Considerando a pontuação atribuída pela CNA às diversas atividades, pode-se dizer que o médico não terá dificuldades para obter o Certificado de Atualização Profissional? 


Aldemir - As regras são amplas, prevendo múltiplas formas de aquisição de pontos. Entendemos que os critérios são acessíveis, pois equivalem ao comparecimento anual a apenas um congresso da especialidade. E a Associação de Especialidade terá de promover programas que possam atingir o médico em sua residência ou local de trabalho (via internet ou impressa), o que fatalmente democratizará o processo e reduzirá seu custo final.