Entenda a certificação

 
   

O que é? 


O Certificado de Atualização Profissional (CAP) é um documento padronizado emitido pela Associação Médica Brasileira, que atesta os novos conhecimentos do médico, habilitando-o ao exercício de sua especialidade. Sua validade é de cinco anos.


Quem participa? 


Todos os médicos que obtiveram Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação.

Quando? 


Como o processo de atualização profissional promovido pela Associação Médica Brasileira teve início em janeiro de 2006, sendo que os primeiros CAPs foram emitidos em dezembro/2012, com validade de cinco anos.


Como? 


Para obter o CAP, o médico especialista tem de acumular 100 pontos ao longo de cinco anos, participando de diferentes atividades de atualização, devidamente credenciadas pela Comissão Nacional de Acreditação. Para efeito de certificação, será considerado apenas um máximo de 40 pontos por ano.


Onde? 


As Associações de Especialidade devem proporcionar aos médicos um mínimo de 40 créditos a cada ano, sendo 20 deles referentes a atividades de caráter regional ou estadual. Além disso, têm de disponibilizar um mínimo de 10 créditos anuais correspondentes a programas à distância (on-line ou impressos), o que equivale a 20 horas/aula.


Por quê?


Os programas de educação médica continuada são, mundialmente, práticas obrigatórias para a atualização do profissional, mantendo suas competências científicas. O especialista que obtiver o CAP será mais valorizado por seus pacientes e no mercado de trabalho, pois poderá comprovar seu aprimoramento constante frente à evolução da medicina.


Dúvidas? 


Outras informações podem ser obtidas junto à Comissão Nacional de Acreditação pelos telefones (11) 3178-6824, 3178-6828 ou pelo e-mail cna@cna-cap.org.br. Ou ainda direto com sua Sociedade de Especialidade.